navigate_before
navigate_next
arrow_back

Como vender em grupos de Facebook

 

Os grupos de Facebook são hoje um excelente propulsor de negócios, mas ainda são muito mal utilizados por diversas marcas. Para atuar corretamente nesses canais – como em qualquer outro – o primeiro passo é compreender a natureza, a vocação deles. E depois adaptar a venda a um formato compatível com esses espaços para que seus posts não destoem do conjunto.

No digital, precisamos dançar conforme e música.

O erro mais comum é vermos marcas publicando posts estritamente comerciais dentro dos grupos. Esse não é o canal mais apropriado para você divulgar seu produto e serviço de forma escancarada, porque, na maioria das vezes, esse post tenderá a soar a todos como spam – mesmo nos grupos que permitem esse tipo de postagem.

Resultado: baixo alcance do post; baixo engajamento dos usuários com ele; e até banimento do grupo – quando não são permitidos anúncios ali. Mas atenção: ainda assim, grupos são canais muito promissores para se fechar negócios. Como? Vamos explicar tintim por tintim.

Agora que você já viu como não trabalhar sua marca dentro de grupos de Facebook, vamos falar um pouco sobre a natureza desses espaços. Mark Zuckerberg já falou publicamente, algumas vezes:

O erro mais comum é vermos marcas publicando posts estritamente comerciais dentro dos grupos. Esse não é o canal mais apropriado para você divulgar seu produto e serviço de forma escancarada, porque, na maioria das vezes, esse post tenderá a soar a todos como spam – mesmo nos grupos que permitem esse tipo de postagem.

Resultado: baixo alcance do post; baixo engajamento dos usuários com ele; e até banimento do grupo – quando não são permitidos anúncios ali. Mas atenção: ainda assim, grupos são canais muito promissores para se fechar negócios. Como? Vamos explicar tintim por tintim.

Agora que você já viu como não trabalhar sua marca dentro de grupos de Facebook, vamos falar um pouco sobre a natureza desses espaços. Mark Zuckerberg já falou publicamente, algumas vezes:

“O futuro é privado”.

Não é à toa que a cada dia temos novos canais apropriados para trocas sociais mais íntimas: WhatsApp, Messenger, Grupos de Facebook, Melhores Amigos no Instagram. Recentemente, o Facebook criou anúncios tradicionais na TV e em mídia exterior divulgando os grupos! Um investimento e tanto que demonstra como a plataforma aposta nos grupos como seu futuro.

O feed público continua tendo o importante papel. É ali que muitos novos usuários descobrem as marcas e compram. Já nos canais privados, ocorrem um envolvimento individual e um relacionamento mais profundo com clientes e prospects.

Por isso, use os canais privados para oferta de valor às pessoas – não para oferta de produtos e serviços. Se você fizer isso corretamente, a venda será uma consequência. Lembre: as pessoas vão aos canais privados para escapar de ruídos públicos e impessoais. Tenha o objetivo claro de se envolver individualmente nestes espaços e garanta que você agregue valor em todas as conversas.

De forma prática, veja formas corretas de atuar em grupos de Facebook com a intenção de fechar negócio, mas focando na entrega de um conteúdo relevante e útil (ou seja, valioso) para os usuários:

 

1.     Responda perguntas

Sempre que um usuário faz uma pergunta e você pode auxiliá-lo por meio do conhecimento de sua empresa, ocorre ali a entrega de um conteúdo de valor. A Porto de Ideias, por exemplo, vende cursos de Marketing Digital. Para nos posicionar enquanto autoridade no assunto, respondemos perguntas sobre esse tema em diversos grupos e aproveitamos para compartilhar links de posts do blog em que esclarecemos dúvidas do tipo. Já uma marca de brinquedos infantis, por exemplo, pode ajudar usuários de grupos sobre brincadeiras diferentes para fazer com crianças em casa.

Os grupos de bairro e aqueles que reúnem profissionais de determinadas áreas são extremamente promissores para esse tipo de estratégia – os de bairro são promissores para empresas que vendem para o consumidor final, e os de profissionais, para empresas B2B.

Sempre que você ajuda alguém, ativa o gatilho mental da reciprocidade – uma sensação de obrigação em retribuir que é instintiva e foi muito importante para a manutenção de nossa espécie. Falaremos sobre gatilhos mentais em nosso próximo post! Fique atento.

2.     Contextualize

Quando quiser oferecer um produto ou serviço, disfarce. Sim! Isso é importante. Esse disfarce vem em forma de contextualização do item ao universo de cada grupo do Facebook. Em um grupo de mães, por exemplo, leve sua experiência com a maternidade e a sororidade com outras mães para envelopar sua oferta. Não compartilhe um post de sua página sem achar um gancho com a temática do grupo, porque este espaço é por natureza ideal para conexão entre PESSOAS. Por isso é tão importante humanizar a comunicação nesses ambientes.

3.    Crie um grupo vinculado à sua página

Já tem alguns anos que o Facebook passou a permitir que páginas criem grupos. Um dos principais objetivos de atuação de uma empresa ou pessoa pública nas mídias sociais é construir audiência, ou seja, trazer para perto de si – e manter ali – um grupo de pessoas potencialmente interessadas na marca. O grupo é ainda mais efetivo para isso. Nem todas as pessoas que curtem sua página vão querer entrar no grupo. Mas ali estarão os mais intensamente ligados à sua marca e você poderá estabelecer um vínculo ainda mais próximo com eles oferecendo sempre CONTEÚDO DE VALOR. As regras anteriores continuarão valendo para o seu grupo.

A Porto de Ideias tem um grupo no Facebook – entra lá: Tendências do Digital: aporte suas ideias. Lá é a Renata Leite, nossa fundadora, quem representa a empresa. Achamos que essa foi a melhor forma de estabelecer uma conexão mais íntima com as pessoas. Você pode optar por seguir esse caminho, ou “falar” por meio da página. Só não pode bombardear o grupo com posts de venda de produtos ou serviços.

 

4.    Bônus: tráfego pago

Entendendo que a vocação dos grupos de Facebook é o de estabelecer conexões íntimas, humanizadas, Mark Zuckerberg (ainda) não liberou às páginas fazerem anúncios pagos nesses canais. Mas existe uma forma de conseguir atingir pessoas que estão em grupos por meio de anúncios. Se liga na gambiarra!

Poste em sua página um vídeo (precisa ser um vídeo) que tenha um conteúdo de valor. Nada de venda de produtos ou serviços escancaradamente. Se não sabe o porquê dessa orientação, releia os tópicos anteriores. Compartilhe esse vídeo nos grupos, sempre contextualizando a indicação do conteúdo à natureza dos canais.

Depois disso, basta esperar uns dias e criar um público personalizado (no Gerenciador de Anúncios) de quem visualizou aquele vídeo e criar um anúncio de venda para essas pessoas!

Lembre-se: marcas podem participar dos grupos por meio do perfil do empreendedor ou da própria página. Um perfil pessoal já é por natureza mais humanizado. Com uma página, é importante seguir ainda mais à risca essas dicas listadas acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − treze =