navigate_before
navigate_next
arrow_back

Marketing Digital: o que é, como fazer, por onde começar

Marketing Digital é o conjunto de ações e estratégias usadas por pessoas e empresas em ambientes digitais para atingir seus objetivos de marketing. O conceito parece claro, não é? Mas, pensando bem, vemos que é bastante amplo. Especialmente se considerarmos que estes ambientes digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Com a popularização da internet, é praticamente impossível pensar em qualquer atividade cotidiana que não tenha sido impactada pela rede ou pelas transformações que as tecnologias digitais proporcionaram. Assim, se você hoje quer ou precisa vender algo, certamente já ouviu que a web pode proporcionar um desempenho mais eficaz, seja de divulgação de marcas, produtos ou serviços, seja no relacionamento com os clientes.

  Mas por que o Marketing Digital parece estar tão em evidência? A melhoria do desempenho em vendas e do relacionamento com os clientes, em si, já seriam  bons motivos. Mas há ainda um outro fator importante nessa equação: algumas das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais que trabalham na área. Boa parte delas são velhas conhecidas do público, especialmente no Brasil. São as mídias sociais, como o Facebook, o Instagram, o Youtube , o WhatsApp, o Twitter e o Linkedin. Mas as estratégias também se utilizam de buscadores, como o Google, além de sites, blogs e outras ferramentas viabilizadas pela tecnologia digital e pela internet.

  O relatório Digital in 2020, produzido pela Hootsuite em parceria com a Agência WE ARE SOCIAL e publicado no início do ano, aponta que 59% da população mundial têm acesso à internet, o equivalente a 4,54 bilhões de pessoas. Diz ainda que, em média, mais de um milhão de novos usuários integram a web todos os dias. Usuários que passam em média 6 horas e 43 minutos online diariamente. Bem acima da média mundial, a penetração da internet no Brasil atingiu, em 2020, 71% da população, o equivalente a 150,4 milhões de pessoas, representando um crescimento de 6% em relação a 2019. Na mesma proporção, aumentou também o número de usuários das redes sociais, chegando a 140 milhões de pessoas (66% dos brasileiros), que gastam, em média, 3h31min de seu dia nas redes sociais.

  Este é o ambiente onde os usuários interagem com amigos e familiares, postam selfies, opinam e também compram. Muito. Ainda mais após o isolamento social imposto pelo novo Coronavírus, que fez com que muita gente recorresse às compras online. De acordo com a 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, o e-commerce brasileiro registrou em 2020 um crescimento de 47% no primeiro semestre – sua maior alta em 20 anos.

  Assim, o Marketing Digital, que já vinha crescendo e se popularizando, ganhou ainda mais destaque. Mas, afinal, o que há por trás da promessa de chegar aos clientes certos e vender mais e melhor? Vamos tentar explicar aqui como isso tudo funciona. Veja a seguir tudo o que você vai encontrar nesse texto.

1 – O que é Marketing Digtal

2 – Por que o Marketing Digital é importante

3 – Marketing Digital como ferramenta estratégica

4 – Por onde começar a usar o Marketing Digital

5 – Como aprender Marketing Digital



O que é Marketing Digital

Para falar do assunto, precisamos evocar Philip Kotler, um dos teóricos mais renomados da área. Para ele, o Marketing Digital, ou Marketing 4.0, está relacionado à realidade do consumidor conectado, aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.

O conceito está no livro “Marketing 4.0, do tradicional ao digital”, lançado em 2017. Nele, o autor defende que a abordagem do marketing nas empresas deve acompanhar a dinâmica da mudança que ocorre nos hábitos de consumo e avanços tecnológicos.

Se no Marketing tradicional a comunicação entre marcas e consumidores é vertical e unilateral, com a internet e as tecnologias digitais, a dinâmica se transforma. Há a mudança da lógica de segmentação, posicionamento, direcionamento e diferenciação da marca graças às possibilidades conferidas ao consumidor pelos meios digitais. Com eles, o Marketing ganha, entre muitas outras coisas, assertividade. Os recursos oferecidos pela internet e pelas ferramentas digitais permitem entregar o conteúdo certo para as pessoas certas, nas horas mais adequadas.

Dessa forma, podemos definir o Marketing Digital como as estratégias de marketing pensadas exclusivamente para a internet e para os dispositivos móveis com o objetivo de atrair mais consumidores, além, é claro, de divulgar a marca da empresa e torná-la mais conhecida. Bem executadas, as ações são muito eficazes para aumentar oportunidades de novos negócios e melhorar a comunicação com o público alvo.  

Por que o Marketing Digital é importante

Pense na sua experiência como consumidor. Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, é natural que você busque informações. O mesmo acontece antes de se relacionar com uma marca. Se antes esse caminho era trilhado com a ajuda de anúncios tradicionais – anúncios em jornais e TVs, panfletos, outdoors — ou ainda por uma recomendação de alguém, com a internet, essas informações estão muito mais acessíveis.  

Se quiser ter uma ideia, faça um mapeamento de todas os caminhos pelos quais um cliente hoje pode buscar informações sobre uma marca, um produto ou um serviço. Além de fazer buscas no Google ou em outros buscadores,  ele tem à disposição uma infinidade de plataformas, aplicativos e mídias sociais onde pode se informar. Ele pode até passar na frente de uma loja (se a empresa ainda tiver uma loja física) e ficar encantado. Mas, na maioria das vezes, vai correr para a internet para buscar mais informações, seja no site da empresa, seja em canais como Facebook, Instagram e Youtube.

Mesmo o antigo boca a boca consegue mais alcance com as tecnologias digitais. Além das opiniões compartilhadas nas mídias sociais, os serviços de recomendação como TripAdvisor, e os espaços para classificação em plataformas como o AirBNB, Booking.com ou no Decolar.com deram mais poder ao consumidor.

Podemos creditar este empoderamento ao rápido crescimento do acesso à internet e a celulares. Algo que beneficia o consumidor, mas também às empresas, que ganharam muitos canais para falar com seu público. Afinal, é possível se beneficiar dessa comunicação que envolve a web e as mídias sociais gastando muito menos que no Marketing tradicional. Muitas ferramentas oferecem versões gratuitas que, apesar de serem limitadas, funcionam em escalas mais modestas. Por isso é possível dizer que ficou muito mais fácil para as empresas encontrarem e serem encontradas pelos clientes conectados.

Esta interatividade que o ambiente digital proporciona para os consumidores torna o Marketing Digital altamente eficaz no esforço de atrair mais clientes. Além disso, ele chega ao público de forma mais rápida e permite, por meio de ferramentas específicas, entender melhor as preferências dos consumidores, mensurar os resultados das vendas e melhorar a experiência dos clientes para fideliza-los cada vez mais.

Marketing Digital como ferramenta estratégica

O Marketing Digital oferece uma série de estratégias para que uma empresa atinja seus objetivos. Do uso de mídias sociais à manutenção de sites institucionais e blogs, passando por técnicas como o SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês), ou pelo uso de ferramentas digitais para atingir os clientes. Veja algumas delas:

SEOSearch Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português, são as ações que contribuem para melhorar o posicionamento das páginas e conteúdos do seu site, dentro dos mecanismos de pesquisa (Google, Bling, Yahoo, etc).

Quando se trata de SEO, existe você, o mecanismo de pesquisa e quem busca algo. Se você tem um texto com dicas de viagem para a cidade de Oiapoque, no extremo norte do Brasil, irá desejar que o mecanismo de pesquisa (que, em 90% de todos os casos, é o Google) o mostre como o melhor resultado para quem pesquisa a frase “viajar para o Oiapoque.”

Assim, podemos dizer que o SEO é a mágica que você precisa para trabalhar em seu texto de forma a aumentar a probabilidade de o Google incluir sua postagem como um dos principais resultados sempre que alguém pesquisar por essa palavra-chave. Agora, como funciona essa mágica e por que isso é importante?

A grande maioria das experiências online/acessos começam com um mecanismo de pesquisa e quase 75% dos usuários iniciam suas pesquisas no Google. Junte isso ao fato de os cinco primeiros resultados no Google receberem 67% de todos os cliques e você terá uma idéia de por que a otimização aos mecanismos de pesquisa ser tão importante. Se a sua postagem, artigo ou produto do blog estiver em qualquer outra página dos resultados de pesquisa do Google que não a primeira, será o equivalente a não ter classificação.

Por isso é importante utilizar as palavras-chave corretas, da forma correta e nos lugares corretos. É lógico que não é tão simples assim e exige todo um conhecimento por trás, além disso, é uma estratégia de médio a longo prazo que exige um esforço inicial muito grande. Porém, é uma das estratégias mais eficientes quando se trata de resultado duradouro.

MARKETING DE CONTEÚDO – Esta é uma das estratégias mais usadas do Marketing Digital. Em linhas gerais, trata-se de conquistar seu cliente potencial oferecendo a ele conteúdo relevante que gere um valor maior para as pessoas no momento em que conhecem sua marca.

Suponhamos que uma empresa venda artigos esportivos. Como ela poderia atrair clientes com conteúdo na internet? Dá para pensar em uma infinidade de soluções. Desde textos com dicas de práticas esportivas saudáveis a vídeos para tirar dúvidas sobre o uso de materiais esportivos. A estratégia aqui é sugerir o consumo a partir do convencimento de que seus produtos ou serviços podem atender uma necessidade importante para o consumidor.

O conteúdo tem um poder enorme na hora de direcionar o público para a aquisição de produtos e serviços. Por isso, uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo tende a reduzir consideravelmente o custo de atração de clientes. Isso porque, assim como o SEO, não é preciso de muitos recursos para fazer essa estratégia funcionar – basta produzir descrições de conteúdo muito boas, e um anúncio, de forma geral, mais atraente.

Para entender melhor como fazer isso, leia nosso artigo: Seus anúncios digitais têm cara de propaganda? Então você está fazendo isso errado!

E-MAIL MARKETING – Apesar da percepção de que este tipo de comunicação é invasiva e pouco eficaz, ela tem grande potencial quando executada da maneira correta. Com o E-mail Marketing é possível manter uma comunicação consistente desde que sua estratégia não ganhe contornos de SPAM.

É importante se lembrar que mensagens sem conteúdo relevante não têm efeito algum. Um título atraente para o campo “assunto” (subject) também é fundamental, além de só enviar e-mails para uma lista conquistada pela própria empresa. Ou seja, todos os destinatários, em algum momento, deixaram seu e-mail em um formulário. Comprar listas? Nem pensar!

MÍDIAS SOCIAIS – O interesse por este tipo de estratégia cresce na mesma proporção que as plataformas conquistam adeptos mundo afora. Segundo o relatório Digital in 2020, produzido pela Hootsuite em parceria com a Agência WE ARE SOCIAL, mais de 140 milhões de brasileiros são usuários de mídias sociais. Quase todos (98%) acessam o YouTube e mais de 90% acessam o Facebook. Outros aplicativos, como o Instagram, o Twitter e o WhatsApp também fazem a cabeça dos brasileiros.

Se você não acredita que esse seja um bom motivo para investir na comunicação por meio destes canais, pense que as plataformas podem ser o meio mais barato de se chegar em seu público-alvo. Isso porque as plataformas podem ser muito precisas no relacionamento e para chamar a atenção de novos prospects (que podem vir a se tornar clientes no médio prazo).

No entanto, é preciso saber exatamente com quem se quer falar. Uma boa estratégia de Marketing Digital nas mídias sociais será tão precisa quanto mais claros forem os objetivos que você quer alcançar.

Por onde começar a usar o Marketing Digital

Como vimos, antes de mais nada, é preciso planejamento. É preciso pensar, planejar, como em qualquer estratégia na área de negócios. Por isso, o primeiro passo antes de recorrer ao Marketing Digital é definir objetivos. É preciso definir onde sua empresa quer chegar: ganhar mais exposição, mais relevância no dia a dia do seu público, direcionar clientes para as lojas físicas; alcançar pessoas que podem ser clientes em potencial, vender mais. Qualquer objetivo é válido, mas é preciso direcionar os esforços para que as ações sejam mais efetivas.

 Também é fundamental escolher os canais que mais dão certo para seus objetivos e para o perfil de público que deseja atingir: site, blog, redes sociais, e definir em quais estratégias a marca vai investir tempo e dinheiro. Para isso, a dica é conhecer o público-alvo e estudar suas preferências. É válido também observar a concorrência e ressaltar um diferencial. Além disso, é importante fazer um cronograma para as ações, o que ajuda a manter o foco, os prazos e facilita a mensuração posteriormente.

Como aprender Marketing Digital

Se você está começando do zero, é possível fazer cursos gratuitos e encontrar informações na Internet, seja para aprender a usar o Marketing Digital, seja para melhorar a performance dos negócios. A próprias plataformas, como o Google e o Facebook tem muitas dicas e cursos online totalmente gratuitos para quem está começando. Já se você já é profissional ou é um empreendedor que quer entender melhor do assunto, pode buscar orientação no Sebrae ou se manter atualizado acompanhando nossos posts. Em 2021, ofereceremos cursos de marketing digital e sobre mais temas que ajudam as PMEs (pequenas e médias empresas) a se prepararem para a transformação digital dos negócios. Acompanhe nossos canais no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 10 =